quinta-feira, 18 de março de 2010

ATIVIDADE DE FILOSOSFIA

1. Responder à questão "o que é conhecer?";

2. Associar os atos de conhecer e pensar;

3. Descrever e caracterizar os diversos tipos de conhecimento humano (senso comum, mito, teologia, filosofia, ciência, tecnologia, artes);

4. Conceituar com mais especificidade o que é filosofia;

5. Compreender a filosofia como experiência de pensamento.

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Alzini.

15 comentários:

  1. desenvolver
    1.conhecer é elaborar um modelo de realidade

    2.conhecer:é elaborar um modelo de realidade
    pensar:é o fato de faze-lo,problematizalo seu entorno fisico e cultural

    3.É a inteligência simbólica, diferente de uma programação instintiva

    4.é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.Filosofia significa amizade, amor e respeito.

    5.

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  2. 1 - " conhecer é elaborar um modelo de realidade "

    2 - " Conhecer, é você ter certeza de uma coisa ; & pensar, é analisar sobre as coisas "

    3 - " Senso comum: é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências actuais que continuam sendo efetuadas; Mito: é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religiã; Teologia: no sentido literal, é o estudo sobre Deus; Filosofia: é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem; Ciência: refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático; Tecnologia: é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento; Artes: geralmente é entendida como a actividade humana ligada a manifestações de ordem estética; "

    4 - " O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude. Ele é sistemático, mas não experimental. Vai à raiz das coisas e é produzido segundo o rigor lógico que a razão exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade do existente "

    5 - " Pretendemos com este artigo, apresentar uma reflexão sobre o sentido da filosofia enquanto experiência do pensamento. Procuramos desconstruir a idéia desse
    saber como um conceito unânime e convergente, admitindo o seu caráter múltiplo e controverso. Para isto, recorremos a autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari que nos apresentam a filosofia, especialmente, como crítica e criação. "



    ________________________________________

    Alunas: Rosilene, Cibele & Neidinha! 2'C NOITE;

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  3. 1 - " conhecer é elaborar um modelo de realidade "

    2 - " Conhecer, é você ter certeza de uma coisa ; & pensar, é analisar sobre as coisas "

    3 - " Senso comum: é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências actuais que continuam sendo efetuadas; Mito: é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religiã; Teologia: no sentido literal, é o estudo sobre Deus; Filosofia: é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem; Ciência: refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático; Tecnologia: é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento; Artes: geralmente é entendida como a actividade humana ligada a manifestações de ordem estética; "

    4 - " O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude. Ele é sistemático, mas não experimental. Vai à raiz das coisas e é produzido segundo o rigor lógico que a razão exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade do existente "

    5 - " Pretendemos com este artigo, apresentar uma reflexão sobre o sentido da filosofia enquanto experiência do pensamento. Procuramos desconstruir a idéia desse
    saber como um conceito unânime e convergente, admitindo o seu caráter múltiplo e controverso. Para isto, recorremos a autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari que nos apresentam a filosofia, especialmente, como crítica e criação. "



    ________________________________________

    Alunas: Rosilene, Cibele & Neidinha! 2'C NOITE;

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  4. 1-conhecer é elaborar um modelo de realidade

    2-Associar os atos de conhecer e pensar é um modelo de realidade

    3-As artes e os saberes que elas possibilitam valorizam os sentimentos.o saber científico também é racional e é produzido mediante a investigação da realidade.É um tipo de conhecimento que ajuda o ser humano a "explicar" o mundo por meio de representações que não são logicamente raciocinadas, nem resultantes de experimentações científicas.É dedutivo por partir de uma realidade universal para representar e atribuir sentido a realidades particulares.o conhecimento filosófico visa aos "porquês" de tudo o que existe.o conhecimento filosófico visa aos "porquês" de tudo o que existe.

    4-. É ativo, pois coloca o humano à procura de respostas para as inúmeras perguntas que ele próprio pode formular. Exemplos: Quem é o homem? De onde ele veio? Para onde ele vai? Qual é o valor da vida humana? O que é o tempo? O que é o sentido da vida?

    5-Ele é sistemático, mas não experimental. Vai à raiz das coisas e é produzido segundo o rigor lógico que a razão exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade do existente.Nessa investigação, o conhecimento filosófico visa aos "porquês" de tudo o que existe.


    DUPLA:ANDERSON WILLIA SILVA
    JOÁS LOPES SOUSA

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  5. 1°conhecer e elababorar o pensamento

    2°asociar os atos como modelo da realidade

    3°O saber da vida

    Esse tipo de saber baseia-se na vivência espontânea da vida e começa a ser construído tão logo o homem seja lançado no mundo. Ele vive esse processo até o dia de sua morte. Por isso, tudo o que diz respeito à condução da vida na terra pode se tornar objeto a ser "explorado" e representado nesse nível de conhecimento da realidade.As características desse tipo de saber compreendem a não-sistematicidade, razão pela qual ele não é produzido com base em procedimentos metodológicos, feitos para conduzir a relação sujeito-objeto. O que resulta dessa relação com o mundo é um saber que muitos chamam saber empírico, vulgar ou, ainda, senso comum.



    e) Conhecimento científico

    Semelhantemente ao conhecimento filosófico, o saber científico também é racional e é produzido mediante a investigação da realidade, seja por meio de experimentos seja por meio da busca do entendimento lógico de fatos, fenômenos, relações, coisas, seres e acontecimentos que ocorrem na realidade cósmica, humana e natural. Trata-se de um conhecimento que é sistemático, metódico e que não é realizado de maneira espontânea, intuitiva, baseada na fé ou simplesmente na lógica racional. Ele prevê, ainda, experimentação, validação e comprovação daquilo a que chega a título de representação do real. Mediante as leis que formula, o conhecimento científico possibilita ao ser humano elaborar instrumentos os quais são utilizados para intervir na realidade e transformá-la para melhor ou para pior.

    f) Conhecimento técnico

    O fundamento básico desse tipo de conhecimento é o saber fazer, a operacionalização. Tem como objeto o domínio do mundo e da natureza. É especializado e específico e se esmera na aplicação de todos os outros saberes que lhe podem ser úteis.Trata-se de um tipo de saber que auxilia o homem e a mulher a agirem no mundo, levando-os às mais diversas atividades visando à produção técnica da vida. A supervalorização da técnica pode levar a um ativismo que coloca em segundo plano as atividades de pensar e de compreender os "porquês" das coisas, razão pela qual o emprego da tecnologia requer prudência e bom senso.

    g) O saber das artes

    As artes e os saberes que elas possibilitam valorizam os sentimentos.

    4°Como se vê, o ser humano produz diversos tipos de informações, conhecimentos e saberes. E disso ele é capaz porque pensa, problematiza, raciocina, julga, avalia, decide e age no mundo. O humano é interacional. É relacional, e é em meio às múltiplas relações que vivencia no mundo que ele pode construir representações aproximativas deste mun
    5°Nesse sentido, um tipo de conhecimento não é melhor que o outro. Eles devem ser vistos numa perspectiva de complementaridade, interdisciplinaridade e até de transdisciplinaridade. Ou os seres humanos não precisam deles para se compreender e viver?


    By Lucas Pinheiro, Leandro Almeida

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  6. Luana Soares Costa e Francisca Cleriane Da Silva Mendes18 de março de 2010 às 16:56

    1=> "conhecer é elaborar um modelo de realidade"

    2=> Conclusão: pensar, sentir, problematizar e agir são ações importantíssimas no processo de produzir informações, conhecimentos e saberes.

    3=>Os diversos tipos de conhecimento e saberes:
    O saber da vida:
    Esse tipo de saber baseia-se na vivência espontânea da vida e começa a ser construído tão logo o homem seja lançado no mundo.
    O conhecimento mítico:
    Trata-se de uma modalidade de conhecimento baseado na intuição e que deriva do entendimento de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais brota o sentido de tudo o que existe.
    Conhecimento teológico:
    Se o saber da vida se baseia na experiência de vida e é espontâneo, e se o conhecimento mítico fundamenta-se na crença em seres fantásticos, e é elaborado fora da lógica racional, o saber teológico fundamenta-se na fé.
    Conhecimento filosófico
    O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude.
    Conhecimento científico:
    Semelhantemente ao conhecimento filosófico, o saber científico também é racional e é produzido mediante a investigação da realidade, seja por meio de experimentos seja por meio da busca do entendimento lógico de fatos, fenômenos, relações, coisas, seres e acontecimentos que ocorrem na realidade cósmica, humana e natural.
    Conhecimento técnico:
    O fundamento básico desse tipo de conhecimento é o saber fazer, a operacionalização. Tem como objeto o domínio do mundo e da natureza.
    O saber das artes:
    As artes e os saberes que elas possibilitam valorizam os sentimentos, a emoção e a intuição racio-sentimental humana.

    4=>A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas.

    5=>A filosia como experiências de pensamento, não há certo nem errado, envolve apenas imaginação, razão e ética.
    Alunas: Luana Soares Costa
    Francisca Cleriane da Silva Mendes

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  7. 1 - " conhecer é elaborar um modelo de realidade "

    2 - " Conhecer, é você ter certeza de uma coisa ; & pensar, é analisar sobre as coisas "

    3 - " Senso comum: é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências actuais que continuam sendo efetuadas; Mito: é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religiã; Teologia: no sentido literal, é o estudo sobre Deus; Filosofia: é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem; Ciência: refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático; Tecnologia: é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento; Artes: geralmente é entendida como a actividade humana ligada a manifestações de ordem estética; "

    4 - " O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude. Ele é sistemático, mas não experimental. Vai à raiz das coisas e é produzido segundo o rigor lógico que a razão exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade do existente "

    5 - " Pretendemos com este artigo, apresentar uma reflexão sobre o sentido da filosofia enquanto experiência do pensamento. Procuramos desconstruir a idéia desse
    saber como um conceito unânime e convergente, admitindo o seu caráter múltiplo e controverso. Para isto, recorremos a autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari que nos apresentam a filosofia, especialmente, como crítica e criação. "

    Lucas e Leandro

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  8. 1 - " conhecer é elaborar um modelo de realidade "

    2 - " Conhecer, é você ter certeza de uma coisa ; & pensar, é analisar sobre as coisas "

    3 - " Senso comum: é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências actuais que continuam sendo efetuadas; Mito: é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religiã; Teologia: no sentido literal, é o estudo sobre Deus; Filosofia: é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem; Ciência: refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático; Tecnologia: é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento; Artes: geralmente é entendida como a actividade humana ligada a manifestações de ordem estética; "

    4 - " O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude. Ele é sistemático, mas não experimental. Vai à raiz das coisas e é produzido segundo o rigor lógico que a razão exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade do existente "

    5 - " Pretendemos com este artigo, apresentar uma reflexão sobre o sentido da filosofia enquanto experiência do pensamento. Procuramos desconstruir a idéia desse
    saber como um conceito unânime e convergente, admitindo o seu caráter múltiplo e controverso. Para isto, recorremos a autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari que nos apresentam a filosofia, especialmente, como crítica e criação. "

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  9. 1-De modo simples, pode-se dizer que "conhecer é elaborar um modelo de realidade" e "projetar ordem onde havia caos" . Nesse sentido, três elementos são necessários para que haja conhecimento
    2-pensar-e vc analisar quando vc vai fazer alguma coissa
    conhecer-e a pessoa ter certeza do que esta fazendo
    3-senso comum-Esse tipo de saber baseia-se na vivência espontânea da vida e começa a ser construído tão logo o homem seja lançado no mundo

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  10. Luana Soares Costa e Francisca Cleriane Da Silva Mendes18 de março de 2010 às 17:01

    1=> "conhecer é elaborar um modelo de realidade"

    2=> Conclusão: pensar, sentir, problematizar e agir são ações importantíssimas no processo de produzir informações, conhecimentos e saberes.

    3=>Os diversos tipos de conhecimento e saberes:
    O saber da vida:
    Esse tipo de saber baseia-se na vivência espontânea da vida e começa a ser construído tão logo o homem seja lançado no mundo.
    O conhecimento mítico:
    Trata-se de uma modalidade de conhecimento baseado na intuição e que deriva do entendimento de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais brota o sentido de tudo o que existe.
    Conhecimento teológico:
    Se o saber da vida se baseia na experiência de vida e é espontâneo, e se o conhecimento mítico fundamenta-se na crença em seres fantásticos, e é elaborado fora da lógica racional, o saber teológico fundamenta-se na fé.
    Conhecimento filosófico
    O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude.
    Conhecimento científico:
    Semelhantemente ao conhecimento filosófico, o saber científico também é racional e é produzido mediante a investigação da realidade, seja por meio de experimentos seja por meio da busca do entendimento lógico de fatos, fenômenos, relações, coisas, seres e acontecimentos que ocorrem na realidade cósmica, humana e natural.
    Conhecimento técnico:
    O fundamento básico desse tipo de conhecimento é o saber fazer, a operacionalização. Tem como objeto o domínio do mundo e da natureza.
    O saber das artes:
    As artes e os saberes que elas possibilitam valorizam os sentimentos, a emoção e a intuição racio-sentimental humana.

    4=>A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas.

    5=>A filosia como experiências de pensamento, não há certo nem errado, envolve apenas imaginação, razão e ética.
    Alunas: Luana Soares Costa
    Francisca Cleriane da Silva Mendes

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  11. 1 - " conhecer é elaborar um modelo de realidade "

    2 - " Conhecer, é você ter certeza de uma coisa ; & pensar, é analisar sobre as coisas "

    3 - " Senso comum: é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências actuais que continuam sendo efetuadas; Mito: é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religiã; Teologia: no sentido literal, é o estudo sobre Deus; Filosofia: é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem; Ciência: refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático; Tecnologia: é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento; Artes: geralmente é entendida como a actividade humana ligada a manifestações de ordem estética; "

    4 - " O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude. Ele é sistemático, mas não experimental. Vai à raiz das coisas e é produzido segundo o rigor lógico que a razão exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade do existente "

    5 - " Pretendemos com este artigo, apresentar uma reflexão sobre o sentido da filosofia enquanto experiência do pensamento. Procuramos desconstruir a idéia desse
    saber como um conceito unânime e convergente, admitindo o seu caráter múltiplo e controverso. Para isto, recorremos a autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari que nos apresentam a filosofia, especialmente, como crítica e criação. "

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  12. 1=> "conhecer é elaborar um modelo de realidade"

    2=> Conclusão: pensar, sentir, problematizar e agir são ações importantíssimas no processo de produzir informações, conhecimentos e saberes.

    3=>Os diversos tipos de conhecimento e saberes:
    O saber da vida:
    Esse tipo de saber baseia-se na vivência espontânea da vida e começa a ser construído tão logo o homem seja lançado no mundo.
    O conhecimento mítico:
    Trata-se de uma modalidade de conhecimento baseado na intuição e que deriva do entendimento de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais brota o sentido de tudo o que existe.
    Conhecimento teológico:
    Se o saber da vida se baseia na experiência de vida e é espontâneo, e se o conhecimento mítico fundamenta-se na crença em seres fantásticos, e é elaborado fora da lógica racional, o saber teológico fundamenta-se na fé.
    Conhecimento filosófico
    O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude.
    Conhecimento científico:
    Semelhantemente ao conhecimento filosófico, o saber científico também é racional e é produzido mediante a investigação da realidade, seja por meio de experimentos seja por meio da busca do entendimento lógico de fatos, fenômenos, relações, coisas, seres e acontecimentos que ocorrem na realidade cósmica, humana e natural.
    Conhecimento técnico:
    O fundamento básico desse tipo de conhecimento é o saber fazer, a operacionalização. Tem como objeto o domínio do mundo e da natureza.
    O saber das artes:
    As artes e os saberes que elas possibilitam valorizam os sentimentos, a emoção e a intuição racio-sentimental humana.

    4=>A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas.

    5=>A filosia como experiências de pensamento, não há certo nem errado, envolve apenas imaginação, razão e ética.
    Alunas: Luana Soares Costa
    Francisca Cleriane da Silva Mendes

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  13. mito-Trata-se de uma modalidade de conhecimento baseado na intuição e que deriva do entendimento de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais brota o sentido de tudo o que existe
    teologia-parte da compreensão e da aceitação da existência de um Deus, ou de deuses, os quais constituem a razão de ser de todas as coisas.

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  14. 1°conhecer é elaborar um modelo de realidade" e "projetar ordem onde havia caos"Nesse sentido, três elementos são necessários para que haja conhecimento:a) O sujeito, que é o ser que conhece;b) O objeto, aquilo que o sujeito investiga para conhecer;c) A imagem mental em forma de opinião, idéia ou conceito que resultam da relação sujeito-objeto e que passa a habitar a subjetividade daquele que conhece.
    2°Pensar significa não saber com certeza e conhecer é quando você sabe o que diz tem opinião
    3°O saber da vida
    Esse tipo de saber baseia-se na vivência espontânea da vida e começa a ser construído tão logo o homem seja lançado no mundo. Ele vive esse processo até o dia de sua morte.

    O conhecimento mítico
    Trata-se de uma modalidade de conhecimento baseado na intuição e que deriva do entendimento de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais brota o sentido de tudo o que existe.

    Conhecimento teológico
    Se o saber da vida se baseia na experiência de vida e é espontâneo, e se o conhecimento mítico fundamenta-se na crença em seres fantásticos, e é elaborado fora da lógica racional, o saber teológico fundamenta-se na fé

    Conhecimento filosófico
    O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade.

    Conhecimento científico
    Semelhantemente ao conhecimento filosófico, o saber científico também é racional e é produzido mediante a investigação da realidade, seja por meio de experimentos seja por meio da busca do entendimento lógico de fatos,

    Conhecimento técnico
    O fundamento básico desse tipo de conhecimento é o saber fazer, a operacionalização.

    O saber das artes
    As artes e os saberes que elas possibilitam valorizam os sentimentos, a emoção e a intuição racio-sentimental humana.

    4°Filosofia é a ciencia que procura descobrir o por que das coisas com pensamentos racionais atraves de todos os saberes.

    5°Você não ensina filosofia ensina a filsofar
    ala busca a sabedoria e o conhecimento assim querendo conpreender a vida e o mundo

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